Introdução ao Tarot

                                                                                     TAROT
“Existe um livro que, apesar de muito popular e de podermos encontra-lo em todos os lugares, é o mais desconhecido e o mais oculto, porque contem a chave de todos os outros, obra monumental e singular, simples e forte como a arquitetura das pirâmides, portanto durável como elas. Livro que falando faz  pensar, talvez a Obra – Prima do  espírito  Humano  e seguramente,  uma das coisas  mais   belas  que a  antiguidade nos  legou.  “   (  Eliphas   Levi  ).
O que é o TARÔ?
A sua origem verdadeira, exata, é obscura, talvez desconhecida, alguns estudiosos atribuem-na ao antigo Egito, onde os sábios da época, prevendo a queda da Humanidade, decidiram ocultar seus conhecimentos, até que houvesse condições de desvela-los ao mundo, dito profano, como um jogo de cartas comum dando origem ao baralho dos tempos de hoje. Durante muito tempo, na Europa antiga, o Tarôt foi considerado jogo de salão pelos nobres da época.  Pesquisas centenárias não descobriram a origem Do Tarôt, cujo mistério é a inexistência de documentos e ausência de provas.
Diz-se que em uma das pirâmides do Egito foram encontradas varias lâminas de ouro com caracteres e figuras semelhantes ao Tarôt, também em templos na Grécia, China, Índia, Pérsia e Caldeia encontraram lâminas semelhantes ao Tarôt gravadas em ouro e bronze, porém em nenhum momento comprovou-se que seriam lâminas dos Arcanos do Tarôt. Muitos atribuem sua origem ao profeta Enoque, a Hermes Trimegisto ou ao livro de Thot, deus Egipcio conforme declarou no século XVIII o estudioso francês Antoine Court de Gebelin. Já no século XIX o célebre ocultista francês Alphonse Louis Constant, mais conhecido como Eliphas Levi em sua grande obra “Dogma e Ritual de Alta Magia”, relaciona o Tarot com a Cabala, ciência oculta Judaica, atribuindo sua origem aos primórdios da civilização Hebraica, obra ratificada pelo ilustre ocultista Papus e outros renomados estudiosos.
Hoje encontramos vastíssima literatura a respeito dos Arcanos do Tarot, algumas importantíssimas como Os Arcanos Maiores do Tarot e Os Arcanos Menores do Tarot, por G.O.Mebes, verdadeiro curso de ocultismo, ambas extremamente necessárias para aquele que deseja aprofundar-se nos mistérios contidos nas lâminas do Tarot. Outra grande obra, escrita por Samael Aun Weor, El Sendero Iniciático  em los Arcanos del Tarot y Cabala, realmente magnifica e monumental que desvela aos neófitos mistérios encontrados em escolas iniciáticas. Devemos ao povo cigano, pela sua condição nômade, a divulgação do Tarot em quase todo o planeta.

O Tarot é verdadeiramente a chave dos conhecimentos e ensinamentos para o alcance da autotransformação, elevação espiritual e realização evolutiva do ser Humano.  Os Arcanos Maiores, considerados a alma do Tarot, serão o núcleo do nosso estudo. Dos aspectos da arte da adivinhação, ou melhor, dizendo, da Arte Divinatória, para aqueles que desejam pratica-la, enfocaremos ao final, após o estudo da ultima lâmina, nossa intenção não é formarmos cartomantes e sim Tarólogos, que conheçam profundamente os mistérios do Tarôt, para depois então se assim o desejarem atender as pessoas que seguramente o irão procurar para tal, mesmo porque ao concluir estes estudos estará apto a interpretar as diversas formas de jogo sem precisar de um manual, com as próprias conclusões, basta para que isto aconteça apenas estudar, compreender, viver, assimilar tais ensinamentos.  

Um comentário:

  1. Com estas humildes páginas, tento passar todo o conhecimento oculto, contido nas Lâminas do Tarot, alguns os colocam de uma outra forma, com outro entendimento, vários, vários e vários, mas com certeza todos sabem que estamos certos a respeito da mesma coisa, com opiniões diferentes.

    ResponderExcluir

Obrigado, espero ter conseguido trazer até você os fundamentos dos Arcanos Maiores do Tarot para que conhecedor destes mistérios, você torne a sua existência muito mais feliz.